Uma Breve História Da Liga Capítulo 2: NFL vs AFL

A década de 1960 foi de extrema importância para a atual NFL. Assim como você quando conhece uma pessoa que muda sua história, a liga conheceu uma grande rival que mudou a National Football League para o formato que conhecemos atualmente: a American Football League, a extinta AFL.

Ainda não leu o Capítulo 1? Leia Uma Breve História Da Liga Capítulo 1: Como Tudo Começou e entenda também esse segundo capítulo

AmericanFootballLeague
Logo da AFL

A AFL foi a grande rival da NFL em termo de popularidade, dinheiro e até mesmo no draft. Nascida em 1960 com a ideia de uma liga para rivalizar com a NFL, Lamar Hunt (fundador dos Chiefs também) deu vida à AFL que na época tinha oitos times: O Houston Oilers (primeiros campeões da liga e atual Tennesse Titans), o Buffalo Bills, o Denver Broncos (que originalmente seria um time de baseball, mas é assunto a outro texto) o Dallas Texans (atual KC Chiefs), o Boston Patriots (atual New England Patriots), Los Angeles Chargers (que após um ano mudaram para San Diego e em 2017 voltaram a LA), o NY Titans (atual NY Jets) e o Oakland Raiders.

oilers_patriots
Oilers e Patriots, no primeiro ano de fundação da AFL

Rapidamente, a AFL ganhou popularidade, e em 1965 assinou um contrato de 35 milhões com a NBC para a transmissões de seus jogos na TV americana. Em 1966, no período do Draft, os Chiefs da AFL e os Bears da NFL escolheram o mesmo jogador, o RB Gale Sayers, vindo da Universidade do Kansas. O RB escolheu o Bears, mas a próxima escolha do draft, Joe Namath (falaremos dele mais para a frente), que era o melhor QB da classe, foi escolhido pelo Jets da AFL e pelo St. Louis Cardinals da NFL. Bem, obviamente ele ia para a famosa, rica e charmosa NFL né? Errado! Para a surpresa de todos e graças ao maior contrato dado ao Rookie (47 mil dólares e um carro) Namath escolheu os Jets, e essa decisão mudaria tudo causando um efeito borboleta digno do filme de 2004 com Ashton Kutcher.

Leia Também
A História do New England Patriots
The Infocast #12: Como foi o Draft
Matt Ryan se torna o jogador mais bem pago da NFL

Al Davies, Head Coach dos Raiders, percebeu que para a AFL competir com a NFL, teria que oferecer contratos maiores aos jogadores da NFL. E com essa técnica, Al convenceu 7 QBs mudarem de liga em 1966.

Com isso, cresceu o embate de qual era o melhor time de football dos Estados Unidos, e no ano de 1966 os organizadores das ligas criaram um jogo entre os campões para decidirem qual seria o maior time de todos: o Super Bowl.

gettyimages-52286169_wide-c4d3d7d851a80975418142b60a39e197e6ad0a2f-s900-c85
Primeiro touchdown da história do Super Bowl

O primeiro Super Bowl foi disputado entre o Green Bay Packers do histórico HC Vince Lombardi (que dá nome ao atual troféu do Super Bowl) e o KC Cheifs. Os Packs ganharam o jogo disputado no Rose Bowl e se consagraram os primeiros campeões do Super Bowl, que na época era conhecido como Greatest Game Of The Year.

Em 1969 a popularidade da AFL só crescia e a NFL começou a ter um certo “medo” de sua rival. Mas o que impedia a AFL de ser respeitada do mesmo modo da NFL era justo o Super Bowl, já que ainda havia grande disparidade entre os times das duas ligas.  O segundo Super Bowl também teve o Green Bay Packers campeão. O The AFL-NFL World Championship Game teve como vice campeão os Raiders, que perderam o jogo por 33 a 14.

image (1)
Joe Namath foi o MVP do jogo e mesmo sem nenhum passe para touchdown, liderou os Jets para uma das maiores zebras da história

Em 1969, no Super Bowl III, o QB Joe Namath mudaria o significado do jogo. O personagem do draft de 1965 que preferiu um contrato que um time melhor de uma liga melhor, levou o NY Jets à enfrentar o Baltimore Colts na final da NFL daquele ano. Os dois primeiros Super Bowls foram entre GB Packers e KC Chiefs, e nos dois jogos, o domínio do time da antiga NFL sobre o da AFL foi supremo, e com isso, os Colts era o grande favorito a terceira edição do jogo. Mas, Joe Namath foi decisivo e levou os Jets a vitória no Super Bowl por 16 a 7 no jogo disputado em Miami. Com isso, os americanos passaram a olhar de outro modo para os times da antiga AFL, que ainda eram vistos como mais fracos que os da antiga NFL, e esse foi o primeiro passo para o Super Bowl ser esse evento grandioso que é hoje.

No ano de 1970, os dirigentes da NFL se juntaram ao da AFL no dia 8 de junho. Seria então anunciado a união das ligas e assim haveria apenas um draft para ambas assim como um contrato de TV, e não separadamente à cada caso como ocorria no passado. Nascia assim a atual NFL!

As próximas mudanças  seriam igualmente importante, mas já no nível da qualidade do jogo em si. Não perca de acompanhar os textos sobre a história da liga no The InFormation. Compartilhe e ajuda à divulgar a história da NFL e aumentar o amor pela a mesma!

Deixe um comentário