Uma Breve História Da Liga Capítulo 1: Como Tudo Começou

A NFL que conhecemos hoje, com jogos emocionantes, disputados e surreais, começou antes mesmo da sua própria criação, em 1920. Assim como nós, humanos, o esporte nasceu, cresceu, descobriu a sua puberdade e como todo adolescente, teve suas mudanças que o definiram para o resto de sua vida. Envelhecendo, ficou mais atrativo e com isso emocionante, e assim como eu e você ele está em constante mudança, tentando ser cada vez melhor. Mas vamos com calma, voltando para seu nascimento, há mais de quatro séculos atrás.

Em seis capítulos você saberá toda a história da liga, então não deixe de acompanhar o The InFormation

Tudo começou no século XVII, na Inglaterra com o rugby sendo levado a colônia do outro lado do Atlântico. Na Virginia, seus colonos jogavam uma variação do football: o mob football. Ali nascia o futebol americano de forma informal. O esporte não teve muitas modificações e nem regras bem definidas até o final do século XIX.

No começo dos anos de 1800, o jogo seria muito mais uma tradição universitária do que um esporte em si. Mas esses jogos por serem muito violentos e não serem iguais ao rugby acabaram banidos em várias universidades naquela época, como por exemplo em Havard e muitas outras nos anos de 1850.

grange-red3-OKAS
Uma das primeiras imagens do jogo no final do século XIX

Com o esporte proibido nas universidades, nasceu em Boston um time que propunha um jogo que apresentava avanços com corridas e chutes: os Oneida Football Club. Parecido com o rugby, o jogo ficou conhecido como Boston Game, principalmente pelos torcedores ganhos na região da cidade de Boston.

 

O jogo, como citado acima, nunca teve regras claras e usavas as do rugby, especialmente em jogadas terrestres. Até que Walter Camp (o pai do football) surgisse e se tornasse o homem que o esporte precisava para o grande avanço ao que é hoje.

lynnbomar1aa300
Walter Camp, o pai do football

Walter Camp foi o grande idealizador do começo do moderno futebol americano, que como jogador de Yale nos anos de 1860 teve grande aprofundamento das regras, e suas ideias de mudanças junto outros grandes personagens (entre eles o técnico Eddie Cochems, Amos Alonzo Stagg, Knute Rockne e Glenn “Pop” Warner) foi a faísca que ocasionou o nascimento do football. Entre essas regras, a linha de scrimmage e a forma de descidas e jardagem foram introduzidas. Mas Walter propôs a regra que mudaria o jogo para sempre: passe para frente antes da linha de scrimmage. No começo, o novo esporte era bem parecido com o seu pai, com formações carregadas, somente com jogadas corridas e raramente havia passes.

Em 6 de Novembro de 1869 foi jogado o que todos consideram o primeiro jogo de football da história entre a Rutgers University e a Princeton University. O jogo ocorreu no campus de Rutgers, em New Jersey e terminou com a vitória do time da casa por 6-4.

Em 1892 William “Pudge” Heffelfinger’s recebeu 500 dólares para jogar uma partida pelos Allegheny Athletic Association contra os Pittsburgh Athletic Club. E assim nascia o football!!

single-wing-cal-poly-1924-www-slobdogs-thetribunenews-com-e1487605112951-1170x500
As formações eram as mais carregadas para o jogo terrestre, e isso gerava muitas lesões

Nos seus primeiros anos, o esporte tinha um grande e mortal problema: a violência. No começo do século XX, o esporte causava muitas mortes, com incríveis 38 no ano de 1905. Até o próprio governo teve que interagir para fazer algo a respeito do esporte que popularmente crescia. E nesse momento, outra regra decisiva foi criada: Apenas 7 homens poderiam ficar alinhados na linha de scrimmage, e agora as corridas e até os passes ficaram mais dinâmicos. Antes dessa regra, as formações tinham muitas vezes todos os jogadores em bloqueios para o QB ou RB correrem e de vez um quando ocorriam passes para frente, o que ocasionavam os excessos de pancadas, e sucessivamente as mortes dos jogadores.  

Com isso, o novo football era apenas um rugby com pontuação variada, visto que o touchdown valia 3 pontos e o field goal 5 pontos

Nesse mesmo período, o jogo tinha sua popularidade crescendo de forma incrível em nível universitário, visto que, tendo regras mais claras voltou a ser praticado por grande parte das universidades. No final do século XIX e começo do XX as grandes rivalidades universitárias nasceram, das quais muitas duram até hoje. Esse foi um fato importantíssimo para a popularidade do esporte e por isso o College é tão aclamado quanto a NFL atualmente.

download
Jim Thorpe, o fundador da NFL

A primeira liga foi criada em 1903, com o nome de Ohio League, mas o primeiro jogo profissional foi disputado somente em 1919, entre Buffalo Prospects e Canton Bulldogs. Um fato importante sobre os Bulldogs é que eles tinham o famosos Jim Thorpe, que na época, além de jogador profissional, era medalhista olímpico do pentatlo e declato nos Jogos Olímpicos de 1912, campeão de futebol americano com os Bulldogs e que ainda jogou nas ligas profissionais de baseball e basquete.

E então, no ano de 1920 nascia a liga que mudaria tudo: A American Professional Football Association, que dois anos depois viraria a National Football League! A NFL nascia da ideia de Jim Thorpe em criar uma liga mais organizada para melhor desenvolver o esporte. Sim, Jim é o pai da NFL!!!

A National Football League

A liga começou com 11 times, onde 4 deles ainda fazem parte da atual NFL, com muitos times sendo franquias dos próprios times da MLB, que era o grande esporte dos EUA na época em questão. Os times que começaram, mas acabaram anos depois foram os Akron Pros (os primeiros campeões de futebol americano profissional), os Canton Bulldogs, os Cleveland Indians (não é o da MLB, mas sim uma franquia do time da MLB), os Dayton Triangles, todos vindos da Ohio League; os Hammond Pros e os Muncie Flyers do estado de Indiana; os Rochester Jeffersons do estado de New York e os Rock Island Independents e, por último. os Decatur Staleys e os Racine Cardinals, depois chamados Chicago Cardinals, do estado de Illinois.

1924bears
Time dos Bears de 1924

Dos times que ainda existem, temos o Chigago Bears, que na verdade começou como Decatur Setaleys. Outro time que iniciou a NFL e permanece até os dias atuais é o Arizona Cardinals, que na época era o Chigago Cardinals, depois foram para St. Luis e somente mais tarde foram para o Arizona onde permanecem até hoje.

 

Mais dois times começaram a NFL e não mudaram nem de nome ou cidade: o Green Bay Packers e o New York Football Giants. Green Bay nunca sairá de Green Bay graças aos seus incontáveis donos, que são os moradores da cidade, “sendo um clube do povo”. Já o NY tem footabll no nome para não ser confundidos com os seus irmãos do baseball e da MLB: os Yankees.

Já no ano pós grande depressão, em 1930 surgiu o Portsmouth Spartans, que quatro anos depois viraria o atual Detriot Lions. Na época, Detroit era uma prospera e rica cidade graças a indústria automobilística, e graças a isso o time cresceu rapidamente dentro do cenário da NFL, e graças a essa popularidade adquirida nos anos de 1930 o time joga todos os anos no Dia de Ação de Graças. Mas hoje, Detriot virou a falida cidade com os municípios ao redor com o maior índice de violência em sua região, sendo conhecida nos EUA por isso e não mais pelo seu time da NFL.

Em 1933 a liga ficou com 10 times graças a chegada de três novas franquias: Philadelphia Eagles, Pittsburgh Pirates e os Cincinnati Reds.

Com isso, os organizadores da NFL criaram duas divisões: a Western Division, formada por: Cincinnati Reds, Chicago Cardinals, Chicago Bears, Green Bay Packers e Portsmouth Spartans. E a Eastern Division com os Philadelphia Eagles, os Boston Redskins (os atuais Washington Redskins) e os Pittsburgh Pirates o Brooklyn Dodgers e os New York Giants. A grande final da liga seria a NFL Championship Game, disputado com o campeão de cada divisão.

57e5b8e81abc9
Primeira foto dos Steegles

No final da década, ocorreu a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1945, e nesse período, muitos atletas foram defender os Estados Unidos, que entraram na Guerra em 1942. Uma curiosidade desse período foi que a liga teve times que se uniram pois estavam com poucos jogadores, e maior exemplo foi o Philladelphia Pittsburgh Steegles (junção do time de Pittsburgh com os Eagles). Após a guerra, a liga teve grande “boom” de crescimento de popularidade e aí nasceria a tradição da NFL com o exército americano.

Na década de 1950, três novos times entraram na liga: O San Francisco 49ers, o Cleveland Browns e o Baltimore Colts, que atualmente é Indianapolis Colts.

No final da mesma década, mais precisamente no ano de 1958 foi jogado entre Baltimore Colts e o NY Giants o embate conhecido como The Greatest Game Ever Played, sendo a final da liga nesse ano. Os Colts venceram por 23 a 17, com direito a prorrogação, com a regra de quem marcar o primeiro touchdown venceria, assim como é nos dias de hoje. Mas o grande feito do jogo foi algo fora dos gramados, sendo a primeira partida transmitida na TV em rede nacional, feito graças poderosa (e ainda muito influente) NBC.

A próxima década mudaria toda a NFL, mas isso já é assunto para o próximo capítulo. Gostou da primeira parte? Ajude a divulgar o esporte e sua história pelos fãs aqui no Brasil. Se surpreendeu com o começo da NFL? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário